sábado, 6 de novembro de 2010

Tropa de Elite

Na semana passada estive na Cidade da Bahia, uma das belas cidades do Brasil, nossa capital. Salvador, com todas as suas contradições, permanece extraordinária e desafiadora.

Lá eu assisti ao filme sensação do momento: Tropa de Elite 2! E foi massa! Muito bom o filme, sob muitos aspectos, inclusive aqueles mais recônditos, os quais teimamos em esconder com medo de nós mesmos.

Durante o espetáculo, por mais inusitado que pareça, fui tocado pelo Espírito Santo. Imediatamente pensei na magnitude do Senhor, em ter sido propício a mim e comunicado a sua mensagem e que hoje tenho a oportunidade de compartilhá-la.

Durante o filme, em meio a tanta violência, corrupção, homicídio e prostituição, Capitão Nascimento descobre que não pode confiar em ninguém, nem mesmo no “Leviatã carioca”, instituição que ele tanto defendeu e imaginava ser legítima.

No filme, há claramente a figura do “sistema”, ente amorfo e que comanda uma enxurrada de fraudes e ceifa vidas sem o menor pudor. O “sistema” aflige toda a sociedade e não poupa nem mesmo o nosso herói hodierno.

Diante dos fatos apresentados e de tamanha desesperança, imaginei: onde está depositada a minha confiança? Em mim, na minha inteligência e força? Nos outros, no pastor, nos governantes? Ou está alicerçada em Deus, criador dos céus e da terra?

A Bíblia nos relata que em meio ao cerco de Jerusalém pelos Assírios, o rei Ezequias tremeu. O profeta Isaías o advertiu para que ele não confiasse nos egípcios, pois assim como o Reino de Judá seria destruído, o Egito também o seria. Não adiantava, portanto, confiar em outras nações e nem mesmo em sua força, as quais, em verdade, estavam exauridas.

Confrontado pelo medo, pelo cerco infernal de um povo notório por sua crueldade, Ezequias rende-se ao Senhor e vai ao templo orar e implorar pela misericórdia de Deus e o Senhor o atende milagrosamente.

Numa noite, um anjo do Senhor foi ao arraial dos sitiantes e matou 185 mil assírios.

Neste episódio, Deus nos ensinou em quem devemos confiar, pois nós somos falhos e nossas instituições padecem dos mesmos vícios. Só o Senhor pode responder eficazmente às nossas expectativas, quaisquer que sejam elas.

Portanto, não perca tempo! Confie em Jesus, pois só ele compreende as nossas necessidades e viveu as nossas vicissitudes.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”.

Mateus 7.24-27.

Soli Deo Gloria!