sábado, 12 de março de 2011

TEOFANIAS

“Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas.E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã. E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”.

Josué 5. 10-15.

Teofania é uma manifestação visível e/ou audível de Jesus Cristo ao ser humano no Antigo Testamento. Elas representam uma afirmação inafastável da divindade do nosso Senhor.

Uma das características mais marcantes das Teofanias é o fato de que ela se dirige diretamente aos sentidos humanos, deixando claro que Deus está presente e se importa com o que acontece conosco.

No Novo Testamento, foi concedido aos homens a mais extraordinária manifestação de Deus: Jesus Cristo, a perfeita imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação, o Verbo Vivo.

 Em Jesus, a presença de Deus entre os homens alcançou o seu clímax e por meio Dele e do Espírito Santo que Ele envia, a morada de Deus entre o seu Povo se torna uma realidade verdadeiramente espiritual.

Eis a grande maravilha: os crentes são agora a casa de Deus, o Templo do Espírito Santo.

Resumo da Lição ministrada na classe de adultos da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana Vale de Bênçãos, Itabuna – Bahia, em 13/03/2011. 

Nenhum comentário: